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Consultoria Empresarial: como identificar o momento certo de pedir ajuda

Ao contrário do que muita gente pensa, não são só as grandes empresas que podem lançar mão do recurso

16.11.20 - 11H58 Por camillalima
O empreender não precisa necessariamente errar para recorrer a uma consultoria

Gerenciar o próprio negócio é um grande desafio e para o pequeno empreendedor, que geralmente realiza várias atividades sozinho, as dificuldades podem ser ainda maiores. Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual se é especializado e otimizar os processos internos  para aumentar a produtividade são fatores fundamentais para as empresas, principalmente em tempos de economia frágil e concorrência cada vez mais acirrada. Mas planejar tudo isso, de fato, não é uma tarefa simples, ela envolve planejamento coordenado e estratégias para conseguir o tão sonhado crescimento. Para se alcançar bons resultados a fórmula não é simples e vários são os degraus que, somados, trarão estabilidade.

Mas muitas vezes uma ajudinha externa pode ser muito benvinda para otimizar esse processo,  assim a consultoria empresarial não deve ser vista apenas como um custo para a empresa, “deve ser avaliada como investimento,  considerando prazo e retorno sobre esse investimento”, como explica o especialista em Consultoria Empresarial e mestre em administração de empresas, Randal Mesquisa. Randal é um dos professores do curso de extensão gratuito Empreender em Tempos de Crise: Gestão e Liderança. Com 160h/aulas, o curso em formato de Ensino à Distância tem certificação pela Universidade Estadual do Ceará e é voltado para micro e pequenos empreendedores assim como também para quem deseja montar seu próprio negócio. 

Neutralidade, assertividade, avaliação de prioridades, uso de ferramentas e indicadores, diversidade, experiência, foco e agilidade são algumas vantagens de se contratar um serviço especializado. Mas afinal, o que é uma Consultoria Empresarial? Randal explica que a consultoria é um processo de identificação de pontos frágeis e pontos fortes de um negócio, com o propósito de entregar soluções de melhorias para os pontos frágeis e sugestões para ampliação dos pontos fortes. O Especialista desenvolveu uma metodologia específica para pequenas empresas, com módulos mais curtos, adequados ao orçamento limitado e a necessidade de agilidade, trabalhando em 4 frentes: 

1) compras e estoques:

atividades essenciais para os segmentos de indústria e comércio. Criação de processos e organização de rotinas e relatórios. Criação de indicadores de compras e estoques (giro médio, custo de aquisição médio, estoques de segurança).

2) finanças e controle:

não há negócio bem sucedidos desorganizado financeiramente. Criamos processos, relatórios e rotinas, além de desenvolvermos um dashboard (painel) com os principais indicadores para acompanhamento. (Margem de contribuição, Ponto de equilíbrio, rentabilidade, lucratividade, ciclo financeiro)

3) Comercial;

DNA dos comerciantes cearenses, grande desafio combinar a experiência do comerciante com dados críticos produzidos pela gestão. Definição de metas de vendas, precificação, campanhas e políticas de descontos. Indicadores: ticket médio, desconto médio.

4) Estratégias de Crescimento

O mercado multicanal (omnichannel) exige estratégias bem alinhadas entre online e offline. Fortalecimento do canal online (e-commerce) e ampliação das atividades de serviços aumentando os pontos de contato com clientes.  

Depois de todos os pontinhos bem alinhados é preciso se organizar para crescer: “processos e rotinas bem definidas são fundamentais para crescimento. Além disso um rigoroso planejamento de médio/longo prazo fazem toda diferença. Como diz a famosa expressão: para quem não sabe para onde seguir qualquer caminho serve”, pontua. Sobre como identificar o momento ideal para pedir ajuda, o também em administração de empresas, destaca que periodicamente é importante ter uma orientação externa especializada sem vieses ou olhares afetivos sobre o negócio:

“Costumo dizer que semestralmente vale muito a pena planejar o semestre seguinte com o apoio de uma consultoria, com objetivo muito claro de estabelecer análises isentas e objetivas sobre o presente e futuro do negócio”. 

Participe do curso GRATUITO Empreender
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, para quem deseja alavancar seu negócio ou iniciar na arte de empreender. Com o tema “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, o curso tem certificação pela UECE e formato de Ensino à Distância (EAD). Inscreva-se aqui

Webinar Empreender 2020
Em sua 14º edição, o evento traz ainda o Webinar Empreender. Serão 4 dias de palestras e oficinas que trarão grandes nomes do Empreendedorismo local e nacional abordando importantes e atuais temáticas que irão te ajudar a potencializar estratégias para seu empreendimento. Totalizado cerca de 16 horas de conteúdo GRATUITO, o Webinar acontece via Zoom com transmissão pelas plataformas digitais do O POVO nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro. As oficinas terão número limitado de participantes, por isso corra e garanta já sua vaga. Inscreva-se aqui

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