Posts

Empreendedorismo: 5 passos para tirar sua ideia do papel

Empreender não é uma tarefa das mais fáceis, mas sistematizar o processo pode te ajudar a abrir seu próprio negócio

19.11.20 - 10H33 Por camillalima

Dados do início deste ano já davam conta de que o empreendedorismo brasileiro estava crescendo, com cerca de 52 milhões de pessoas empreendendo. Com a chegada da pandemia, o país bateu o recorde de novos empreendedores. F oram 1.15 milhões de novas formalizações entre o fim de fevereiro, pouco antes do início da pandemia, até o fim de setembro, segundo dados do portal do empreendedor, do governo federal. Somados às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do produto interno bruto (pib, soma dos bens e serviços produzidos) do país. 

Mas empreender é uma arte e os desafios são muitos. Quem não empreende por necessidade, muitas vezes adia o sonho e o projeto acaba não saindo do papel. Mas qual o primeiro passo? O Consultor do Sebrae, Jonny Oliveira, indica 5 deles que podem te ajudar a tirar sua ideia do papel:

Passo 1: Identifique necessidades – Observe quais as necessidades que esta oportunidade busca atender ou quais problemas poderão ser resolvidos.

Passo 2: Busque escala – Fique atento ao público-alvo e ao porte deste mercado, quanto maior for esta abragência, maior a probabilidade de ser uma boa oportunidade.

Passo 3: Busque diferenciação – Quanto maior for o espaço para a inovação, maior é a chance de se tornar um negócio efetivo.

Passo 4: Observe e analise – Observe o fluxo de pessoas, observe os costumes, a frequencia de repetição de determinados hábitos e costumes e descobrirá  possíveis oportunidades. 

Passo 5: Busque informações – Fique atento aos investimentos  estruturantes  que serão feitos no seu bairro, na sua cidade,  na sua região.

Em breve, o Sebrae estará lançando mais uma ferramenta para ajudar quem sonha em ter seu próprio negócio. Batizado de Radar de Oportunidades Sebrae, a plataforma foi desenhada para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do seu ponto comercial. Breve estaremos trazendo mais essa novidade por aqui. Fique de olho!


Participe do curso GRATUITO Empreender

O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, para quem deseja alavancar seu negócio ou iniciar na arte de empreender. Com o tema “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, o curso tem certificação pela UECE e formato de Ensino à Distância (EAD). Inscreva-se aqui 

Webinar Empreender 2020
Em sua 14º edição, o evento traz ainda o Webinar Empreender. Serão 4 dias de palestras e oficinas que trarão grandes nomes do Empreendedorismo local e nacional abordando importantes e atuais temáticas que irão te ajudar a potencializar estratégias para seu empreendimento. Totalizado cerca de 16 horas de conteúdo GRATUITO, o Webinar acontece via Zoom com transmissão pelas plataformas digitais do O POVO nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro. As oficinas terão número limitado de participantes, por isso corra e garanta já sua vaga. Inscreva-se aqui

Notícias Relacionadas