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Empreender em tempos de crise

a criatividade que tem mantido portas abertas e impulsionado novos negócios

13.10.20 - 10H00 Por camillalima

Em busca da sobrevivência, empreendedores têm focado nas necessidades dos clientes e arriscado novos projeto. Foto: Clara Dourado

Pedir comida já era um hábito recorrente, mas a pandemia intensificou os pedidos via delivery. Trabalho home-office + afazeres domésticos + cuidar dos filhos + aulas remotas, o combo nada fácil fez disparar a busca pela facilidade  da comida pronta. Nessa onda, diversos pequenos negócios decidiram surfar para driblar os impactos da covid-19.  O delivery, inclusive, foi a saída de 72% dos empreendimentos para manter as atividades funcionando de algum jeito. E até quem não tinha o costume, parece ter sucumbido ao sabor de receber a comida quentinha, sem panelas pra lavar depois. 

A necessidade de sobrevivência fez com que os parceiros, na vida e nos negócios, Tici Patrício e Rafa Sudatti, tirassem do papel uma ideia antiga. No ramo da locação de material para eventos há dez anos, precisaram pensar numa alternativa de renda enquanto o principal seguimento estivesse parado: “Na pandemia ficamos completamente sem serviço, daí reforçamos outro produto, que é a comida por encomenda, que chamamos de “Pra Levar”. Foi o que nos sustentou durante esses últimos 6 meses”, conta a administradora. Do “Pra levar”, ressurgiu um antigo projeto. 

O delivery ‘O Prattinho’ estava no radar do casal há três anos, mas uma coisa incomodava por demais, o impacto ambiental que vem de brinde  com os inúmeros descartáveis que embalam os insumos. “A Pandemia veio pra gente perder o medo de mudar, nos impulsionou a tirar o sonho do delivery do papel. Queríamos um delivery mais sustentável, que gerasse a menor quantidade de resíduo possível”. No novo negócio, além dos insumos orgânicos, as embalagens são 100% biodegradáveis e/ou 100% recicláveis. Feitas de bagaço vegetal e amido de milho, a escolha foi por inovar sem agredir o meio ambiente.  

O menu fixo traz três opções diárias (carne vermelha, carne branca e vegetariana/vegana), todas idealizadas pelo chef Rafa Sudatti e inspiradas pela culinária tradicional de pratinhos de rua e receitas regionais. “É comida com memória afetiva, com gostinho de casa de vó, que aquece o coração”, comenta Rafa.

“Os pratos são sem ‘frescura’, pra comer só com um talher em qualquer lugar. Mas são feitos com carinho, insumos de muita qualidade e com responsabilidade social também. Acima de tudo, acreditamos no respeito ao próximo e ao planeta”, complementa.

Os nomes dos pratos no cardápio também trazem personalidade ao menu: Trem Azul (Clássico até no Mineirão, nosso feijão tropeiro é feito com pernil suíno, linguiça calabresa, bacon e farinha de mandioca, acompanhado de arroz de couve e ovo frito), Pagode Russo (A receita é russa, mas ele já é tradição nas mesas brasileiras. Estrogonofe de fraldinha, bem macio, acompanhado de arroz branco e batata palha caseira) e Terral (Cubos de carne cozida lentamente, bem macia, molhadinha, com legumes e a clássica macarronada cearense refogada no azeite extra virgem com colorau. “Eu sou do luxo da aldeia, eu sou do Ceará”. Viva Ednardo!) são algumas das divertidas opções. 

Tici e Rafa pesquisaram, trabalharam na ideia durante três anos e enxergaram na crise o momento ideal para trazer o delivery sustentável à tona e juntaram a fome com a vontade de pensar ambientalmente correto. A necessidade aliada a criatividade de pensar em algo que agregasse valor ao produto. Alci Porto, diretor técnido do Sebrae, dá uma dica valiosa para quem, assim como Tici e Rafa, estão entrando agora no ramo:

“Quem deve determinar a oportunidade de empreender um negócio é a necessidade do público  que você deseja atender. Dado que o futuro empreendedor tenha esta definição, a elaboração de um bom Plano do Negócio, com o devido detalhamento das informações que confirmem a viabilidade econômico/financeira do negócio, são essenciais a redução dos riscos e consequente sucesso da iniciativa empreendedora”. 

Capacitação também precisa ser um dos primeiros itens da lista, nada de atirar no escuro. Aprimorar conhecimento é importante não só para quem está entrando no ramo como também para quem já  tem ciência do mercado, afinal, conhecimento nunca é demais.  O Empreender 2020 traz o curso ‘Empreender em tempos de crise: gestão e liderança’. Gratuito, em formato de ensino à distância (EAD), o curso tem 160h/aulas  e certificação pela Universidade Estadual do Ceará. Com uma extensa programação, a 14º edição do Empreender traz ainda uma série de produtos que irão ajudar alavancar micro e pequenos negócios, são podcasts, lives, programas de rádio, webinários, tudo com foco na arte do empreender. 

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