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Marketing Digital, qual a melhor estratégia para seu negócio?

Em meio ao crescimento do e-commerce no país, micro e pequenos negócios precisaram acelerar estratégias para abocanhar o novo mercado

14.10.20 - 10H53 Por camillalima
Não existe rede social ideial, é preciso descobrir aquela que melhor atende suas necessidades. Foto: GettyImages

A virtualização dos negócios acelerada pela chegada da pandemia, digitalizou setores e fez as vendas online dispararem no país. Micro e pequenos negócios tiveram que se adaptar a nova realidade, que já vinha sendo conduzida já algum tempo pelas grandes empresas. Mesmo com a reabertura dos espaços físicos, a aposta dos grandes varejistas é de que o e-commerce veio pra ficar. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Incisiv, encomendada pela Manhattan Associates, mostra que a Covid-19 impactou permanentemente o comportamento do consumidor, acelerando a evolução do atendimento omnichannel e tornando a segurança do e-commerce fundamental. Os resultados indicam que a Black Friday deste ano, em 27 de novembro, deve ser a mais digital da história. 

Mas empreender neste ambiente requer tanto jogo de cintura quanto no ponto físico, e até mais, tendo em vista o alargamento da cartela de clientes, que na internet podem vir de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, e da necessidade desse cliente aparecer a qualquer hora do dia, na expectativa de ser atendido de imediado. Para o especialista em marketing e estratégia, Dilson Alexandre,  empreender no ambiente digital exige a mesma ousadia, coragem, determinação e preparação do empreendimento no meio físico: “preciso estar preparado para atender meu cliente, preciso entender meu cliente, preciso me comunicar bem com esse cliente”, enfatiza. 

 As redes sociais são extremamente estratégicas para quem leva seu negócio para o digital. Consideradas as novas vitrines, muitas vezes é a partir delas que novos clientes chegam, mas inovar é preciso para que ele permanece, consuma e volte, garantindo a fidelização para com sua marca.

“Uma forma de inovar nesse meio seria pensar formas de como entregar novidades, coisas criativas, como surpreender meu cliente através das redes. Do ponto de vista interno é pensar como eu uso a internet, esse relacionamento nas redes sociais, para inovar o meu negócio em si e para melhorar o meu produto ou serviço, para melhorar as minhas características de comunicação com o meu público”, exemplifica Dilson. 

Mas em meio a tantas marcas que vendem o mesmo produto, qual a grande dica, o pulo do gato para se destacar? Segundo o professor, a dica é se preparar bem, quanto mais munido de informações estiver, quanto mais leitura tiver sobre o assunto, quanto mais cursos online fizer, quanto mais buscar ajuda em instituições como o Sebrae, por exemplo, quanto mais robusto, forte estiver para conversar  com o potencial cliente, melhor. “Quanto mais consciente de suas qualidades e de seus pontos fortes você tiver, a tendência é que você se saia bem, também, na internet”. 

Para potencializar a sua presença nas redes é preciso estar consciente de quem você é, de qual  seu negócio ou serviço, com quem você fala, como você fala e tentar desenvolver esse relacionamento.  

“A potencialização da presença nas redes depende muito do meu tipo de negócio, do meu grau de consciência de negócio, do meu status atual de negócio e do que eu quero comunicar, com quem eu preciso comunicar, com qual persona eu tô falando, dentro de qual público alvo”, explica o especialista. Afinal, se comunicar bem com o cliente é essencial sempre. 

Mas para organizar tudo isso, a pesquisa de mercado é parte primordial para o sucesso das ações de marketing digital. Dilson Alexandre nos disponibiliza um passo a passo para ajudar você a entrar com o pé direito neste ambiente. Segundo o professor, o primeiro passo para desenvolver uma boa pesquisa de mercado é ter o objetivo claro, o que é que eu quero saber com a pesquisa?

Passo 1: Quem vai ser o público alvo da pesquisa 

São os seguidores das suas redes sociais? São os clientes que você já tem o contato? 

Passo 2: O cronograma

Quanto tempo vai durar essa pesquisa? 1 semana, 2 semanas? O prazo é primordial para que você não se perca no processo. 

Passo 3: O Método

Escolher a metodologia vai ajudar você a entender que cada questão pode te ajudar a tirar determinada conclusão interessante sobre seu negócio. Questionários são bastante utilizados neste processo. O ideial é fazer um pré-teste antes, mostrando o formulário pra alguém pra ter certeza de que as perguntas estão claras. A partir daí, é olhar as respostas e tentar analisá-las. 

Dilson lembra que cada negócio é único e deve construir, através de pesquisas de relacionamento com o público, sua atuação nas redes, só assim será possível determinar qual (ou quais) a plataforma ideal  para o seu negócio, aquela que melhor lhe servirá. Ele lembra que não existe fórmula mágica e nem a rede social ideal, mas o Instagram tem despontado como uma rede social de imagens de aspectos criativos que os brasileiros estão utilizando muito, inclusive, para expor a foto do produto e até iniciar vendas. O whatsApp também tem sido uma forma interessante para relacionamento com o cliente e também para as vendas, uma vez que fica tudo registrado. 

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