Posts

O que é empreendedorismo e como tirar sua ideia do papel

Elencamos algumas dicas para tornar seu negócio realidade

12.10.20 - 08H30 Por camillalima
Planejamento é palavra-chave: ter um bom plano de negócios é fundamental. Imagem: GettyImages.

Aquele que assume riscos e começa algo novo. Originária da palavra francesa ‘entrepreneur’, que significa ao pé da letra ‘aquele que incentiva as brigas’, o termo empreendedorismo foi utilizado pela primeira vez em 1975, pelo economista irlandês Richard Cantillon. Em uma das definições mais aceitas e cunhada pelo economista Robert D. Hisrich, o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. 

Como define Hisrich, empreender é assumir os mais diversos riscos. É estar preparado para a bonança, mas também para as crises. Ser seu próprio chefe, trabalhar horas a fio e, na maioria das vezes, assumir os mais variados cargos dentro do jovem negócio. A ideia surge da vontade, do sonho, mas junto dele vem também a dúvida: como torná-lo real? Antes de tudo é preciso  planejamento. Conhecer sobre o mercado que se quer adentrar, o perfil do cliente… O Sebrae tem toda uma expertise no assunto. Colhemos algumas dicas direto da fonte para ajudar você a colocar sua ideia em prática. 

O primeiro passo é descobrir com que atividade você quer trabalhar, afinal é muito mais fácil se dedicar e se se esforçar em algo que se esteja satisfeito, naquilo em que se acredita. Então busque algo que realmente te realize. O segundo passo é ter certeza de que seu negócio é viável. Pra isso, faça uma pesquisa profunda sobre a área em que deseja empreender: conheça bem quais são os concorrentes, as necessidades que os clientes tem, se o local onde pretende atuar tem potencial de mercado. Enfim, pesquise absolutamente tudo o que puder, quanto mais informações melhor embasado seu negócio estará, nada de atirar no escuro. 

Tão importante quanto gostar do que se faz, é saber o que se faz. Neste quesito, capacitação é fundamental: faça vários cursos e leia tudo o que puder sobre sua área, conhecimento nunca é demais. Estes ambientes aliás, são ótimos para se fazer amizades, o famoso networking. 

Planejamento é a palavra-chave: faça um plano de negócios, ele serve pra você ter uma previsão da situação em que sua empresa vai nascer e analisar os prós e contras que envolvem seu negócio. É fundamental ainda ter uma reserva financeira pra sustentar o negócio e você mesmo nesse período. No seu planejamento, avalie quanto tempo vai precisar para atingir o ponto de equilíbrio e começar a ter lucro e se prepare para não passar dificuldades durante esse tempo. Estipule os gastos mensais que vai ter e não entre em dívidas muito grandes, programe-se financeiramente e tenha perseverança para atingir seu objetivo.

Depois desse passa a passo inicial, é hora de partir pra ação. Não tenha medo de se jogar e enfrente com persistência todas as etapas até conseguir o sucesso no seu negócio. 

[Com informações Sebrae SP]

EMPREENDER 2020

Leia mais noticias sobre Empreendedorismo clicando aqui .
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, para quem deseja alavancar seu negócio ou para quem quer começar um novo negócio. Inscreva-se aqui  .

Notícias Relacionadas