Posts

Pandemia mudou estratégias do varejo e fez surgir novo perfil de consumidor

Angústia, cicatrizes e oportunidades. O novo cenário do varejo pós Covid-19

12.11.20 - 07H53 Por camillalima

Em tempos de pandemia, toda a cadeia de serviços teve que se reinventar. Lojas partiram do físico para o digital, aderiram ao delivery, estreitaram laços com o cliente. Quem não se adequou teve ainda mais dificuldades para se manter. O psicólogo e especialista em marketing Christian Avesque porém, aponta que a crise atual gerou várias tomadas de decisões positivas entre os gestores empresariais: “implementação de grupo de compras coletivas, redução de custos operacionais diretos, melhor assertividade nas compras organizacionais e, sobretudo, a entrada na operação multicanal. O varejista reconheceu, a fórceps, que a integração on-off é a única saída possível para permanecer vendendo e se relacionando com o consumidor”. Foi preciso trabalhar fortemente as mídias digitais e preparar o ponto de venda para que a experiência do cliente se tornasse completa. 

Mas não foi só o dono do negócio que mudou, o perfil do comprador também está diferente. A ansiedade e a incerteza do novo contexto fez surgir um consumidor mais prudente, ponderado e resistente. Esse cliente agora “reduz sua cesta  de compras e adota a prática de escolher produtos substitutos aos líderes de mercado com vistas aos rendimentos de seus recursos financeiros”, pontua.  

De posse destas informações, o que o futuro reserva para o setor Varejista? Segundo Christian, o cenário vindouro pode ser dividido em dois grandes momentos: a saída do isolamento social e a recuperação da economia nacional.

“Em 2022, começaremos a visualizar um retorno dos segmentos mais ‘robustos’ do varejo e a confiança do consumidor puxando a venda de eletrônicos, automóveis, home center e outros bens de ticket mais altos. Nesse contexto, o consumidor já será multicanal, bem informado, exigente quanto a entrega e prestação de serviços e intolerante com empresas que não defendam os propósitos de sustentabilidade e responsabilidade social”

Christian, que também é conteudista do curso de extensão GRATUITO ‘Empreender em tempos de Crise: Gestão e Liderança’, que compõe a grade de programação do Empreender 2020, traz algumas dicas para ajudar micro e pequenos empreendedores do setor a otimizar as mudanças: 

  • Parceiros locais: unir-se a parceiros locais do seu raio de atuação para formar um ‘hub’ de contratação de fornecedores  e prestadores de serviços. A ideia com isso é fortalecer o conceito de rede de negócios com vistas à redução dos custos operacionais da empresa e consolidação do poder de negociação e barganha junto a fornecedores de serviços como frete, armazenamento e distribuidores de insumos.
  • Renogociar: O momento é de renegociar contratos com os atuais prestadores de serviços da organização e criar um programa interno de controle de perdas e avarias. Este tópico é essencial para trazer à luz da gestão as ineficiências existentes nos setores de compra e logística. Com isso, a lucratividade final da organização pode aumentar em 5% se a operação tiver um “olhar clínico” sobre seus estoques e aquisições. 
  • Hospitalidade e acolhimento: É importante destacar que cada vez mais o conceito de hospitalidade e acolhimento do cliente se tornará uma regra para as equipes de atendimento nas lojas, a reabertura do comércio é uma grande oportunidade para os lojistas encantarem o shopper na sua nova “vida normal”. O PDV varejista se tornará um local de compras, socialização e de redução de angústias e ansiedade sociais. 

Participe do curso GRATUITO Empreender

O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, para quem deseja alavancar seu negócio ou iniciar na arte de empreender. Com o tema “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, o curso tem certificação pela UECE e formato de Ensino à Distância (EAD). Inscreva-se aqui  

Webinar Empreender 2020
Em sua 14º edição, o evento traz ainda o Webinar Empreender. Serão 4 dias de palestras e oficinas que trarão grandes nomes do Empreendedorismo local e nacional abordando importantes e atuais temáticas que irão te ajudar a potencializar estratégias para seu empreendimento. Totalizado cerca de 16 horas de conteúdo GRATUITO, o Webinar acontece via Zoom com transmissão pelas plataformas digitais do O POVO nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro. As oficinas terão número limitado de participantes, por isso corra e garanta já sua vaga. Inscreva-se aqui

Notícias Relacionadas