Posts

Série Empreender: A incrível trajetória de empreendedores cearenses

E haja luz: empreendedora une fibra vegetal e estruturas metálicas para criar luminárias com toque artesanal e de requinte

09.02.21 - 10H29 Por camillalima
Armênia aliou o talento a necessidade identificada no segmento para empreender/ Foto: João Luís

Da fibra do coqueiro, surgiu a ideia de aliar peças decorativas com a matéria-prima. Com seu conhecimento prévio na área do artesanato e a expertise adquirida na faculdade de estilismo, a empreendedora Armênia Rocha, 55, fez render bons frutos da união entre fibra do coqueiro, estruturas metálicas, inovação e criatividade. Assim nascia a Alumiar, empresa especializada em luminárias com um toque artesanal.

Na faculdade, os olhos de Armênia nunca brilhou tanto para as passarelas da moda quanto brilhava para o artesanato. Poderia ter aliado a facilidade de tecer com as mãos às mais diversas possibilidades têxteis. Mas no meio do caminho, havia alguns palitos, palhas de coqueiro e cipó. Usava toda e qualquer brecha nas aulas para mostrar o embrião do que, alguns anos depois, se tornaria seu próprio negócio. 

Identificar a necessidade do cliente é uma das premissas do Plano de Negócio, etapa primordial para todo e qualquer empreendedor, tanto aquele que já tem seu negócio bem estruturado como para aqueles que ainda pensam em tirar sua ideia do papel. Foi essa necessidade, que fez Armênia enxergar muito além de suas possibilidades. A futura empreendedora não pensou duas vezes quando percebeu uma lacuna no segmento da decoração:

“comecei a observar que havia essa carência do lado decorativo, de objetos de decoração. Foi quando me foi despertando que trabalhar com pequenas peças como as luminárias poderia me colocar dentro do mercado de trabalho melhor”.

Ela conta que percebeu ainda que aquela ideia poderia, além gerar renda, lhe proporcionaria trabalhar com afinco com sua melhor habilidade: confeccionar peças de artesanato de forma criativa e inovadora.  

A iluminação é um elemento-chave na hora de compor um projeto de decoração/ Foto: João Luís

Tem história que a gente ouve, que até parece que aquela pessoa, personagem principal da história contata, nasceu com o destino traçado, foi feita “para aquilo”, como dizem. Mas a arte de empreender vai muito do observar, de entender o que as pessoas precisam. De encontrar lacunas a serem preenchidas:

“O segmento das luminárias foi algo que me despertou, porque eu olhava as lojas de decoração, as poucas lojas que naquela época existiam em Fortaleza, e as luminárias tinham uma conversa comum. Havia um padrão muito tradicional. Foi isso que me despertou para que eu buscasse, na natureza, elementos dentro das fibras vegetais que pudessem me dar esse norte para montar peças com outras características”, relembra Armênia. 

Buscando capacitação, aprimorando a técnica e se aprofundando na temática que queria investir, Armênia foi galgando seu espaço: “O artesanato, na época em que eu comecei, não era considerado algo muito vendável, visto que não havia valorização e muito menos público para comprá-lo. E isso me deixou muito decepcionada, mas ao mesmo tempo, apesar das dificuldades financeiras que passei para manter a empresa e ser fiel ao meu trabalho, persisti e acreditei que tudo isso valeria a pena”, relembra.

Por isso, assim como para Armênia, é tão importante para os donos de pequenos negócios buscar cursos e capacitações que os ajudem a se desenvolver mesmo em meio à crises. O Curso ‘Gestão e Liderança: Empreender em tempos crise’, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, surge como uma dessas oportunidades. Gratuito, o curso em formato de Ensino à Distância traz conteúdo de qualidade, feito por especialistas no assunto. Gestão financeira, gestão de negócios online, formação de equipe e gestão da empresa familiar são alguns destaques dos 12 módulos que compõem o curso.

Trabalhando no segmento há 24 anos, Armênia comemora as conquistas de sua marca e colhe os frutos plantados ao longo dessas mais de duas décadas como empreendedora e dona de seu próprio negócio: “A marca hoje já está conhecida, teve bastante avanço, pois nosso produto já se encontra em, praticamente, todo o Estado. Temos clientes fora do Ceará e cada vez mais estamos buscando novos clientes, principalmente, com todo esse processo da pandemia, que agilizou as nossas mentes para buscar novos comércios através da internet”. A meta agora é aprimorar o e-commerce para buscar potenciais compradores por todo o país e até, quem sabe, para além das fronteiras brasileiras: “esse é o nosso plano para o futuro próximo: divulgar, vender e alcançar uma estabilidade ainda maior”, revela.

Quer aprender mais sobre como ser um empreendedor de sucesso?

Inscreva-se agora no curso de extensão GRATUITO ‘Gestão e Liderança: Empreender em tempos de crise’. O curso, realizado pela Fundação Demócrito Rocha, é uma grande oportunidade para ampliar seus horizontes e ajudar você a tirar sua ideia de negócio do papel. Assim como também ajudar micro e pequenos empreendedores a superar a crise e alavancar seus negócios. Inscreva-se GRATUITAMENTE aqui  .

Notícias Relacionadas